👉 PARTE IV

                                                                👉 PARTE IV


Nota da Tradutora - Este capítulo está fabuloso. Explica também a negatividade das polêmicas na internet...e o "alimento" produzido para as forças contrárias através delas. Aproveitem!

ARMADILHAS NO CAMINHO PARA O DESPERTAR

Vejamos algumas das armadilhas na jornada rumo ao Despertar e também examinemos algumas das emboscadas em que podemos cair na esteira de experimentar um vislumbre de outro profundo estado desperto (se ainda impermanente).

Todas as armadilhas descritas abaixo (isto é apenas uma seleção das principais que observei em mim e em outros) podem acontecer em qualquer fase do processo de Despertar, e muitas podem ocorrer simultaneamente. Pessoalmente falando, eu caí em muitas dessas armadilhas no passado (e aprendi da maneira mais difícil), e algumas delas ainda fluem aqui e ali, se eu não "me deter".

BYPASSING ESPIRITUAL

Bypassing (desvio) espiritual (criado por John Welwood em 1984) é o uso de práticas e crenças espirituais para evitar lidar com nossos sentimentos dolorosos, feridas não resolvidas e necessidades de desenvolvimento.

Nós nos empenhamos no bypassing espiritual quando nós contornamos o trabalho psicológico básico necessário, acreditando-nos ser mais (self) cientes do que nós somos realmente, e assim superestimamos nosso estado de ser. Refere-se a intelectualizar verdades, ideias e conceitos espirituais mais elevados, e assim distorcê-los/diluí-los para evitar enfrentar os nossos pontos cegos e a personalidade condicionada.

O Bypassing espiritual também se revela quando julgamos as emoções negativas como algo "mau", "não espiritual" "- um vírus a ser evitado ... acreditando que "ser espiritual " significa ser sempre agradável, positivo, sorridente e não conflituoso (resultando em uma falta de limites e fuga da realidade).

SINAIS DE DESVIO ESPIRITUAL:

Desprendimento exagerado (intelectual / preso na cabeça)

Entorpecimento emocional e repressão

Excessiva ênfase na Raiva-fobia (muitas vezes resultando em agressividade passiva e uma máscara de "fazer-se de bom"),

Cego ou excessivamente tolerante compassivo / limites fracos

Desenvolvimento desequilibrado (a inteligência cognitiva / intelectual muitas vezes está muito à frente da inteligência emocional & falta de incorporação)

Julgamento débil sobre a negatividade ou o lado da sombra

Desvalorização do pessoal/físico em relação ao espiritual - ilusão de separação

Ilusões de ter chegado a um nível mais elevado

Esforços enérgicos para matar/erradicar o ego, ou julgá-lo como "mau"

Assim como "tudo é perfeito", "é tudo uma ilusão", "somos todos um", "o amor é tudo o que há" como conceitos filosóficos (intelectuais) para evitar lidar com os Não-tão-agradáveis aspectos da vida diária nesta Dualidade da 3D (ignorando responsabilidade e lições da nossa encarnação 3D)

Usando práticas espirituais para escapar de emoções desagradáveis; por exemplo, usando a meditação para se dissociar das emoções, ao invés de transmutá-las.

FUGA ESPIRITUAL

"Quando estamos imersos no desvio espiritual, gostamos da luz, mas não do calor. E quando estamos envolvidos nas formas mais grosseiras de evasão espiritual, em geral preferimos teorizar sobre as fronteiras da consciência do que realmente ir para lá, suprimindo o fogo em vez de respirar ainda mais vigor, abraçando o ideal do amor incondicional, mas não permitindo que o amor apareça em suas dimensões mais desafiadoras e pessoais. Fazer isso seria muito ardente, muito assustador, e demasiado fora de controle, trazendo as coisas para a superfície que há muito tempo temos rejeitado ou suprimido.

ESPÍRITO


Mas se realmente queremos a luz, não podemos nos dar ao luxo de fugir do calor. Como disse Victor Frankl: "O que dá luz deve resistir à queima".


E estar com o calor do fogo não significa apenas sentar-se com as coisas difíceis na meditação, mas também entrar nelas, caminhar até o seu núcleo, encarar e entrar e ficar íntimo com o que está lá, assustador ou traumático, triste ou rude.


O bypassing espiritual está em grande parte preenchido, pelo menos em suas formas de Nova Era, pela ideia de totalidade e unidade inata do Ser - "Unidade" sendo talvez o seu adesivo favorito - mas na verdade gera e reforça a fragmentação separando e rejeitando o que é doloroso, angustiado e não curado; todos os aspectos distantes-de-adular o ser humano.


As armadilhas do desvio espiritual podem parecer boas, especialmente quando elas parecem prometer a liberdade do alvoroço e da fúria da vida, mas esta suposta serenidade e desapego é muitas vezes pouco mais do que o valor metafísico, especialmente para aqueles que fizeram da necessidade de ser uma virtude, e enxergar positivo.


Um sinal comum revelador de desvio espiritual é a falta de fundamentação e experiência no corpo que tende a manter-nos ou espacialmente flutuando na forma como nos relacionamos com o mundo, ou demasiado rigidamente amarrado a um sistema espiritual que aparentemente fornece a solidez que falta.


Podemos também cair no perdão prematuro e na dissociação emocional, e confundir a raiva com a agressão e a má vontade, o que nos deixa sem poder, cheios de limites fracos. A bondade exagerada que muitas vezes caracteriza a passagem espiritual que a amarra na profundidade emocional e na autenticidade; e seu sofrimento subjacente - na maior parte tácito, intocado, não reconhecido - mantém ilhado do cuidado que o desembrulha e o desfaz, como um bebê que está sendo preparado para um banho por um pai amoroso.


A distância espiritual não nos separa apenas de nossa dor e de problemas pessoais difíceis, mas também de nossa própria espiritualidade autêntica, nos deixando em um limbo metafísico, uma zona de gentileza exagerada, mansidão e superficialidade. Sua natureza frequentemente desconectada o mantém à deriva, agarrando-se ao colete salva-vidas de suas credenciais espirituais auto-conferidas. Como tal, nos impede de incorporar nossa plena humanidade.


Desfragmentar através do desvio espiritual significa voltar-se para os elementos de sombra dolorosos, indesejados, assustadores de nós mesmos.


Para fazer isso, precisamos cortar nosso entorpecimento e nossas defesas, aproximando-os com todo o cuidado que pudermos. Se ao fazermos parecer curar nosso coração, estamos no caminho certo. Quando o coração cura, ele se abre e se expande, não se quebra. Quando nós estamos dormentes, e nos tornamos mais confortáveis com nosso próprio conforto, vemos o que nos levou a um desvio espiritual.


Esta é uma jornada desafiadora para dizer o mínimo.


A verdadeira espiritualidade não é um alto, nem apressado, nem um estado alterado. Tem sido bom como ficção por um tempo, mas os nossos tempos exigem algo muito mais real, fundamentado e responsável; algo radicalmente vivo e naturalmente integral; algo que nos sacode até o nosso âmago até que deixemos de tratar o aprofundamento espiritual como algo que nos interessa aqui e ali.


A espiritualidade autêntica não é um pequeno brilho de sabedoria, nem uma explosão psicodélica ou um relaxamento suave em algum plano exaltado da consciência, não uma bolha de imunidade, mas um vasto incêndio de libertação, um requintado encaixe e santuário exatamente ajustados, contanto que aqueça e ilumine ambos para a cura e Despertar que precisamos." - Robert Augustus Masters, em "Desvio espiritual"


O Bypassing/Desvio Espiritual também se encaixa no Materialismo Espiritual, inventado por Chogyam Trungpa Rinpoche e definido como "uma versão distorcida e egocêntrica da espiritualidade", onde "nos enganamos pensando que estamos desenvolvendo espiritualmente quando estamos fortalecendo nosso egocentrismo através de técnicas espirituais".

Relaciona-se com a obtenção de "viciados" aos ensinamentos e práticas espirituais, com as pessoas continuamente procurando a próxima oficina, o próximo ensinamento, o mais novo guru na cidade, passando de um seminário para o outro, viajando pelo mundo inteiro para encontrar a "verdade" , indo de curador a curador, "mestre" para "mestre", na esperança de alguém curá-los ou trazendo-lhes "iluminação".

O Materialismo Espiritual também se mostra construindo uma biblioteca de técnicas espirituais que seu ego gosta de "mostrar" para provar sua dignidade - revelar o quanto de uma pessoa "propriamente espiritual" é, e quanto eles leram, "conhecem" e praticam.

ARMADILHA DA SUPERIORIDADE

A sensação de sentir-se melhor do que outros que ainda estão ligados à Matrix, ou que não tiveram qualquer experiência profunda de despertar; a atração de olhar para baixo sobre eles é a armadilha mais comum em que muitas pessoas caem. Este é especialmente o caso quando a busca da verdade não é combinada com o trabalho interno.

* Na manifestação mais extrema de superioridade, atacamos os outros, chamando-os de nomes e atacando-os pessoalmente por serem "cegos" e não conscientes (na maioria das vezes conduzidos pela internet /mídia social, escondidos atrás de uma tela).

A ilusão de superioridade é, de fato, um sintoma de ainda estar conectado à Matrix, já que a Matrix alimenta-se da consciência de separação do ego no Serviço ao Eu (STS) (com sua manifestação de "competição" nas vidas pessoais e/ou profissionais das pessoas).

Vemos essa atitude se manifestar mais frequentemente em "buscadores da verdade" que apenas "acordaram" para os fundamentos da Matrix 3D (a ilusão política, a corrupção do governo e os sintomas relacionados: o cartel bancário, a falsa guerra ao terror, meios de comunicação, ataques à bandeira falsa, etc.) e atacar as pessoas que ainda estão dormindo e hipnotizadas. Em certo sentido, esta é uma fase normal também.

* Como diz o ditado: "A verdade vos libertará, mas primeiro vai irritá-los" (ironicamente, isso foi cunhado pela ativa oposição controlada pela CIA, Gloria Steinham). Assim, a raiva não deve ser julgada como "má" (desvio espiritual), mas precisamos permanecer atentos para evitar projetá-la externamente.

Esta sujeição à armadilha também se vincula à projeção de sombras.

Quando ficamos emocionalmente irritados e projetamos essa energia reativa nos outros - vindo do senso de superioridade - nós realmente alimentamos as forças ocultas nos reinos hiperdimensionais.
Ela decorre da "mente predadora" pela qual essas forças funcionam através de nós, desencadeando comportamentos mecânicos/reativos para produzir a frequência "lixo" que se alimentam.

Existem diferentes graus de complexos de superioridade, com várias manifestações que todos nós podemos cair (de sutil a muito aparente). Enquanto temos um senso interior de superioridade (especialmente a doença de superioridade moral) ou "especialidade" em comparação com os outros - mesmo sem qualquer projeção externa - a Matrix tem seus ganchos em nós.

Isso também pode acontecer com os "viajantes" (indivíduos cujas almas encarnaram de uma densidade mais alta (4ª ou 6ª densidade) nesta terceira densidade com uma missão específica a realizar para ajudar a humanidade), que são muito identificados com o conceito de andarilho "Semente Estelar", (vendo-se como "melhor" do que "seres humanos"), e o ego alimenta fora desta mentalidade limitada.

É também assim que as forças negativas almejam, sequestram e descarrilam os viajantes de sua missão - apelando ao aspecto sombrio de seu ego.

A armadilha da superioridade é tão comum que é quase um subproduto "natural" do processo de Despertar. Ela pode se manifestar em qualquer fase, mesmo depois de ter tido uma experiência de despertar místico que o ego então sequestra.

Em outras palavras, o ego acredita estar acordado, transformando-se em um "ego espiritualizado".

Muitos mestres /gurus autoproclamados (ou mesmo figuras populares no "movimento da verdade") têm grandes questões de superioridade (culto ao transtorno da personalidade) que seus seguidores frequentemente alimentam com sua "adoração" e programação hierarquica-autoritária, percebida como estado inferior do ser, e, assim, colocar outra pessoa em um pedestal.

"Não importa qual a prática ou o ensino, o ego ama esperar uma cilada para apropriar a espiritualidade para sua própria sobrevivência e ganho." - Chögyam Trungpa

Mais frequentemente do que não, não temos controle sobre quando pensamentos/sentimentos de superioridade entram em nós. Pode acontecer como uma resposta mecânica - como o aparecimento súbito de sentimentos de ciúme ou raiva. A chave é a auto-observação, não tentar se livrar dela (o axioma "o que resistimos persiste" se aplica aqui), nada de julgar-nos por pensar/sentir dessa maneira, o que é muito autodestrutivo.

Evite tentar empurrá-lo para longe ou agir sobre ele; em vez disso, continuamos trabalhando em nós mesmos, o que ajuda a desvincular nosso campo vibracional de tais intrusões de pensamento; por não se identificar com eles positivamente (aceitar) ou negativamente (julgando-nos/resistência vigorosa), podemos lentamente liberá-los. A paciência é a chave aqui.

Uma boa coisa a ter em mente é que todos lendo este artigo foram uma vez totalmente "adormecidos", apanhados nos mecanismos de controle da Matrix - nenhum de nós nasceu "desperto". Todos nós tivemos nossos momentos de Despertar Individual, percebendo que temos acreditado em mentiras nossas vidas inteiras, e esse caminho para a liberdade é diferente para cada um de nós.

É aí que a compaixão e a empatia entram, tanto para nós mesmos quanto para os outros, mesmo que as pessoas cegas/inconscientes que "sonham estar acordadas" tendam a apoiar a agenda matricial e, portanto, inconscientemente fazem muito mal apesar de suas intenções bem intencionadas (Por exemplo: a crença no governo, engajar-se no espetáculo político fantoche, que decorre de um mecanismo de "síndrome de Estocolmo", que é baseado no condicionamento social, ou seja, programação autoritária, e, portanto, alimentando a agenda da divisão & conquista).

É importante, porém, não cair em "compaixão cega" ou intelectualizar a compaixão, o que pode resultar em uma falsa máscara de "compaixão" e piedade pelos outros, o que, ironicamente, também decorre de um inconsciente sentimento de superioridade.

De uma perspectiva de cenário maior, também é importante manter em mente que nem todos estão aqui para despertar durante este ciclo atual. Não há nada de errado com essa verdade, e não há julgamento ... é meramente uma função do equilíbrio cósmico.

"A compaixão cega está enraizada na crença de que todos estamos fazendo o melhor que podemos. Quando somos impulsionados pela compaixão cega, reduzimos a todos a muito negligentes, criando desculpas para o comportamento dos outros e criando situações agradáveis que exigem um vigoroso "não", uma voz inconfundível de desagrado, ou uma firme definição e manutenção de limites.

Essas coisas podem, e muitas vezes devem ser feitas por amor, mas a compaixão cega mantém o amor demasiado manso, condenado a usar uma face amável.


A compaixão cega é a bondade enraizada no medo, e não apenas o medo do confronto, mas também o medo de não se manifestar como uma pessoa boa ou espiritual.


Quando mudamos a nossa voz essencial, a nossa abertura é reduzida a uma lacuna permissiva, a um abraço sem discernimento, a uma receptividade pobremente limítrofe, o que indica uma falta de compaixão por nós mesmos (na medida em que não nos protegemos adequadamente).


A compaixão cega confunde a raiva com a agressão, a força com a violência, o julgamento com a condenação, o cuidado com tolerância exagerada e mais tolerância com a correção espiritual 
". - Robert Augustus Masters


A ARMADILHA DE TENTAR VIGOROSAMENTE ACORDAR OS OUTROS

Muitos de nós que tomaram a "pílula vermelha" e estão cada vez mais vendo através das mentiras e ilusões da cultura oficial pode estar ansioso para dizer aos outros o que descobrimos e percebemos em nossa jornada. Queremos que os outros, especialmente os nossos amigos e familiares, "acordem" também.

Vemos como sofrem desnecessariamente, apoiando as forças que os oprimem e os desviam, de modo que nossas intenções de despertar os outros vêm de um lugar bem-intencionado; às vezes, elas estão apenas vindo de um lugar de entusiasmo com relação à partilha de informações.

No entanto, duas coisas são importantes para entender e aplicar:

• Considerações Externas e Encerramento Estratégico

"Consideração Externa" significa adaptar-se à visão de mundo/crenças de outra pessoa e, assim, não empurrar informações para alguém que não a pediu em primeiro lugar. Às vezes, essa abordagem envolve o apoio de outras pessoas 'ilusões', porque elas não estão prontas para ouvir a verdade, muito menos ser assistidas em se tornar "desplugadas" do sistema de controle da Matrix.

Em termos esotéricos, "dar sem o (sincero) pedir" é uma violação do livre-arbítrio. Pode interferir com a lição/caminho da alma da outra pessoa envolvida - um indivíduo que precisa aprender certas lições para si mesmo, mesmo que isso implique longos períodos de sofrimento e luta.


Nesse contexto, não podemos "fazer" nada para outra pessoa, nem "salvá-las" - se não estão envolvidas no processo de auto trabalho sincero e buscam sinceramente a verdade por si mesmas, provavelmente será contraproducente um engajamento proporcionando um ponto de vista contrastante.


A parte que "pede" da equação não precisa ser de natureza verbal - depende da situação e do contexto. Confiar nas próprias intuições sobre o que compartilhar (e o que reter) é significativo; simplesmente estar "curioso" não é uma forma sincera de "pedir".


"Para aquelas pessoas que simplesmente se intrometeram no oculto por mera curiosidade, não temos nada a dizer. Elas obterão tanto quanto merecem, e nada mais.


"Pedi e recebereis, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto" é igualmente verdadeiro hoje, em relação ao conhecimento esotérico, como era há 2000 anos. ...


Isso invariavelmente pressupõe que o suplicante e o aguilhoado estão realmente buscando, e que eles buscam apenas para satisfazer os anseios profundos da alma imortal. O porteiro, ou guardião do templo da verdade é tão mudo como uma rocha de granito para todos os outros. Eles podem suplicar, gritar e gritar até ficarem roucos, baterem e baterem a porta até que despertem uma nação com seu clamor, e se eles se aproximarem em qualquer outro espírito[desejo sério de satisfazer os anseios profundos do imortal Alma], é tudo para nenhum propósito. Nunca podemos tomar o Reino do Céu pela tempestade. "- "A Hermética Irmandade de Luxor: Documentos Iniciáticos e Históricos de uma Ordem de Ocultismo Prático"
por Joscelyn Godwin


Invólucro Estratégico" refere-se a ter uma estratégia com relação a como apresentar informações que podem desafiar os sistemas de crenças de outro. Às vezes é mais produtivo ficar em silêncio do que deixar cair "bombas de conhecimento" em uma mente inocente, muito menos tentar convencer outra pessoa através de discussão e debate (que só cria o afrouxamento emocional para que as forças ocultas se alimentem).

Isto igualmente vincula ao provérbio "não dê o que é sagrado aos cães; nem lançarás as tuas pérolas aos porcos, para que não os espezinhem debaixo dos seus pés, e te despedacem "- tal é a descrição bíblica da" dissonância cognitiva " nos seus termos mais básicos. Em outras ocasiões, no entanto, a franqueza e "dar nomes aos bois" é necessária como uma resposta adequada também.

O impulso de buscar a verdade em si mesmo e no mundo - e agir com integridade - deve vir de si mesmo. Ninguém pode fazer por outro, e ninguém pode empurrar outro para fazê-lo, até que ele/ ela perceba os tempos instáveis em que vivemos (muitas vezes surgindo como resultado de sofrimento pessoal e desilusão), aja sobre si, e comece a trabalhar em si mesmo.

Muitas vezes, as pessoas não começam a procurar sinceramente a verdade ou a trabalhar mais profundamente até que sofram e são confrontadas com a inevitável desilusão que surge subsequentemente, e se rendem a ela.

"Se usamos a terminologia psicológica ou esotérica, o fato básico permanece o mesmo: os seres humanos não ganham livre-arbítrio, exceto através da autodescoberta, e não tentam a autodescoberta até que as coisas se tornem tão dolorosas que não têm outra escolha.

Se o indivíduo não faz nenhum esforço para expandir sua consciência para que possa entender a natureza de seu desdobramento total e possa começar a cooperar com ele, então parecerá que é peão do destino e não tem controle sobre sua vida. Ele só pode ganhar sua liberdade aprendendo sobre si mesmo para que possa entender o valor que uma experiência particular tem para o desenvolvimento de todo o seu eu "
. - Liz Green


O que podemos fazer, no entanto, é espalhar algumas "sementes de consciência", dando às pessoas algum "alimento para o pensamento" por assim dizer, sem tentar convencê-las da veracidade da informação, nem ter expectativas sobre como elas " vão recebê-las”.

Algumas sementes brotam, algumas nunca florescem, mas nunca subestimem o efeito-borboleta sobre o "tempo". Cada situação é diferente, é claro, que remonta a "Consideração Externa" e "Invólucro Estratégico".

"Se você encontrar uma verdade extraordinária, digamos, de provas extraordinárias, mais do que provável, então, no curso de sua vida, se você chegar a isso, você rapidamente aprenderá que havia um caminho para essa visão. E pode ser complexo, pode ser simples, mas havia um caminho para ela. Você não pula direto para ela sem os estágios intermediários. E o mais notável que a verdade acontece quanto mais tempo leva para reconhecer profundamente e conhecê-la - conhecê-la em um nível muito interno [incorporado].

No entanto, podemos observar que há um tremendo impulso de querer compartilhar nossas descobertas com as pessoas e provar a elas e sublinhar as coisas e expor o que acreditamos. Mas todo mundo tem que acordar para si mesmo. Eu digo isso mais e mais. Você realmente não pode fazer isso por mais ninguém.


Portanto, é irreal e imprudente afirmar, esperar que alguém alcance uma visão geral da política, da cultura e da educação, de repente se animar [ideias esotéricas e marginais]. Quanto mais notável a revelação, mais tempo leva para chegar a ela. Portanto, temos de respeitar isso de certa forma.


Temos de esperar também que leva tempo para as pessoas entenderem o que é real e o que é irreal. Tudo o que podemos fazer é expor nossas descobertas e permitir que as pessoas façam o que quiserem. E isso exige disciplina e um alto grau de autoconfiança.


E entre os acadêmicos nem sempre isso deve ser dado como certo. Porque não é apenas disciplina acadêmica, mas é o discípulo pessoal em seu próprio crescimento, em seu próprio ser, não apenas o elemento de computador de nossas mentes, mas todas as outras faculdades também.


E se hesitarmos em nossas convicções, se precisarmos constantemente de validação e tranquilidade, então começamos a comprometer até nossas próprias matérias. É melhor não fazer isso em tudo. Basta jogar o seu próprio jogo. Realize seu próprio ato e obtenha tanta compreensão e autenticidade conforme você puder. E não pare e continue fazendo isso.


E isso traz à mente a questão do que realmente acontece quando dizemos a verdade. E eu sinto muito, tendo trabalhado com todos os níveis de filósofos, acadêmicos, psicólogos, místicos e inovadores ... digo que ser inteligente não é suficiente para conhecer a verdade.


E eu diria que a verdade se revela lentamente dependendo da consciência intelectual, emocional e transcendental do indivíduo.


E esses dois últimos elementos são extremamente carentes no investigador médio - eu diria. Portanto, sua investigação é necessariamente plana e unidimensional. É limitada, para colocar educadamente, assim como uma pessoa que não pode ver a verdadeira essência de uma situação porque ela realmente não consegue. Ela não tem sinceridade, humildade e discernimento."
 - Neil Kramer


Ao mesmo tempo, também sinto (e já vi) que as ideias de "Consideração Externa" e "Invólucro Estratégico" têm sido usadas como um amortecedor, uma estratégia de evasão e uma justificativa para desculpar as pessoas de estarem abertas sobre as questões importantes que o nosso mundo está enfrentando neste dia e época - ou mesmo com relação ao que realmente pensamos e sentimos, o nosso próprio senso de vulnerabilidade e abertura.

Muitas vezes, há esse medo irracional e paranóia sobre o que os outros podem pensar de nós como indivíduos, se for mais franco - permitindo as opiniões enquadrarem o nosso próprio senso de autoestima.

Mais sobre este tópico em meu ensaio passado: Vocação e Buscando a Verdade - O Desafio de Ganhar a Vida ao Expor e Transcender a Matriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário